O Melhor Livro do Mundo

Nota: Fiz esse post sobre um livro no dia leitor, mas foi pura coincidência, porque eu nem lembrava dessa data. Shame on me! Parabéns para nós, leitores! ;D

 

Quero fazer um pequeno post, bem pequeno mesmo (ou talvez não tão pequeno, porque talvez eu me empolgue), para falar sobre o melhor livro do mundo. É um livro de um escritor brasileiro, nascido em Minas Gerais. Aliás, se tem um estado que quero muito conhecer algum dia é esse aí. Comer um pão de queijo fresquinho na cidade de Ouro Preto. Hmmmm :D

Bom, bom, bom, mas eu estava falando do livro. Eu li ele pela primeira vez na oitava série. Gostei tanto dele que escolhi ele para fazer um resumo para a disciplina de Português. Depois li ele novamente no segundo ano do Ensino Médio e a terceira vez que o li foi no primeiro ano da faculdade. Eu deveria estar enjoada dele, mas que nada, estou sempre com vontade de ler ele novamente!

Sabem por quê? Eu nunca encontrei livro melhor do que esse. Sou fã de Harry Potter, já li os livros da tia J.K diversas vezes e adoro eles (acho que posso me considerar Pottermaníaca), mas sinto muito em dizer que eles não superam o livro desse autor brasileiro.

Eu não sei o que me atraiu nele, na verdade. Acho que é pelo fato dele ser engraçado demais, começando pelo fato do protagonista se chamar “Geraldo Viramundo”. “Geraldo”, porque é o seu primeiro nome, “Viramundo”, pois depois de sair de casa ele começa a percorrer o mundo.

Talvez, também, eu goste dele pela grande semelhança com Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.

Aqui jaz quem teve a sorte

de ser tão valente e forte,

que o seu cantor alegou

que a Morte não triunfou

da sua vida coa sua morte.

Foi grande a sua bravura,

teve todo mundo em pouco,

e na final conjuntura

morreu: vejam que ventura,

com siso vivendo louco! *

Miguel de Cervantes, p. 916

Eu tenho que confessar que literatura brasileira não é o meu forte, mas esse livro superou minhas expectativas.

o-grande-mentecapto-fernando-sabino_MLB-F-3036167342_082012

– A Peidolina hoje não veio – falou em voz alta. – Graças a Deus.

Posso afirmar que Fernando Sabino está no meu Top 3 de autores favoritos, pois depois de ter lido “O GRANDE MENTECAPTO“, nenhum livro me emocionou de tal maneira como esse. Talvez só Dom Quixote, mas isso é outra história.

Não, não vou contar detalhes do livro. Quero que vocês leiam ele e se surpreendam com as aventuras de Geraldo Viramundo. ;)

Bye, bye!

* Aquele que, na minha opinião, se tornou o melhor epitáfio do mundo!

OBS: Sim, eu adoro usar “melhor do mundo” em qualquer contexto. É um fardo que carrego.


Etiquetado , , , , , , , ,

2 pensamentos sobre “O Melhor Livro do Mundo

  1. Reload Aon disse:

    Fiquei curioso, quem sabe um dia não leio.
    Gostei do blog, está de parabéns, muito bom.

    http://reload-aon.blogspot.com.br/

Deixe um comentário

